Na passada terça-feira, dia 13 e dia de feriado municipal em Vila Nova de Famalicão, celebrou-se a Eucaristia Solene em honra de Santo António, seguida da bênção e distribuição de cerca de quatro mil pães, cumprindo-se, assim, uma vez mais, a tradição do Pão de Santo António, que marca a manhã do dia consagrado àquele santo popular venerado no Concelho e no Arciprestado famalicenses.
Marcada para as 10h00, a Eucaristia, presidida pelo P.e Alberto Vieira, sacerdote comboniano, contou, à semelhança dos anos anteriores, com a presença de um grande número de fiéis que lotaram por completo a Capela onde se venera este santo, assim como o espaço e rua circundantes à mesma.
Nas palavras dirigidas aos presentes durante a homília, o sacerdote enfatizou que “estas festas são para todos, mesmo para os que não têm fé, mas participam da alegria dos católicos”.
De salientar ainda que nesta Eucaristia dois casais celebraram as suas Bodas de Prata, renovando os votos do casamento celebrado há 25 anos.
Por sua vez, da parte da tarde, às 17h00, teve lugar a procissão em honra de Santo António, desta feita presidida por D. Nuno Almeida, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Braga, que tem estado a realizar a Visita Pastoral às diferentes comunidades do Arciprestado. Inserida nas tradicionais festas da cidade, mais conhecidas por festas Antoninas, esta manifestação pública da Fé iniciou também na Capela onde este santo se venera.
A procissão, que contou ainda contou ainda com a presença do pároco de Antas, o P.e Agostinho Alves, assim como de algumas entidades civis, nomeadamente o Presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, que, de resto, já tinham marcado presença na Eucaristia celebrada de manhã, foi também enriquecida por inúmeros figurantes, percorrendo várias ruas da cidade e regressando novamente à Capela.
Departamento Arciprestal da Comunicação Social
Sectores de Pastoral do Arcprestado